quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

The Black Keys - El Camino



Não adianta muito definir uma data de lançamento para um álbum. El Camino, novo álbum do The Black Keys, previsto inicialmente para 06 de dezembro, finalmente foi se encontrar com seu destino mais cedo e acabou sendo vazado por esses dias. Que ótima maneira de se despedir de 2011. El Camino é um ótimo trabalho e apresenta a dupla Patrick e Dan Auerbach ainda mais madura e fazendo músicas mais consistentes, mantendo os riffs marcantes de guitarra e ainda tentando algo novo aqui e ali, num estilo ou efeito diferente.

El Camino, nesse sentido, é o passo natural seguinte ao ótimo Brother, de 2010, onde a banda já apresentou um som menos garage, mais acessível ao grande público, o que prova o grande sucesso alcançado com a faixa “Tighten Up”. Mas não se trata de que “se venderam” ou ficaram “pop”, apenas deram uma repaginada no som, conduzida de forma impecável por Danger Mouse, que já está fincando seu nome como um grande produtor.



A faixa de abertura já é conhecida, o primeiro single, lançado no final de outubro, “Lonely Boy”, junto com um vídeo muito engraçado. Mas o negócio vai melhorando a cada faixa, como “Dead and Gone”, com a bateria ditando o ritmo e um refrão bem diferente e legal. Dá pra visualizar a música ao vivo e o público batendo palmas junto com a bateria durante o refrão. “Gold On The Ceiling” é outra muito boa, a introdução com um solo bem estranho e depois com a voz marcante de Dan Auerbach e refrão com poderosos riffs de guitarra e inclusive um solo muito bom.



Mas aí chega em “Little Black Submarines”. É o divisor de águas. Incrível. Uma tocante balada no violão, mas ai quando a gente pensa as águas se acalmaram, eles soltam um riff sensacional de guitarra e a música entra no melhor estilo do Black Keys, vou manter o adjetivo incrível para não soltar aqui inúmeros palavrões de entusiasmos que você já imagina, que é o que de fato esta faixa merece.

A guitarra continua alta em “Money Maker”, no estilo deles, com riff de guitarra guiando a música e estourando tudo no refrão. O ponto forte do Black Keys sempre foi a objetividade. Eles simplesmente mandam na cara e pronto, nocaute, sem muitas delongas, até mesmo pela limitação numérica dos integrantes da banda. “Run Right Back”, que já havia sido vazada antes na rede, é exatamente assim, muito empolgante, com refrão bem pesado.

“Hell Of a Season” é outra muito boa, começa com um ritmo animado e depois vai mudando, até terminar explodindo. “Nova Baby” tem um refrão bem melódico e solos bem legais. E o Black Keys se despede com “Mind Eraser”. El Camino já é forte na primeira ouvida e vai crescendo sem esforço nenhum, com todas as faixas com nível de qualidade equilibrado entre si.

A cada ano Black Keys vai se consolidando como uma das mais interessantes e produtivas da cena alternativa. Para quem começou sendo apontado como cópia do White Stripes, a cada novo lançamento Black Keys confirma sua liberdade e identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário