sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Spiritualized - Live @ Other Voices



Comentei aqui que estava esperando ansiosamente o novo álbum do Spiritualized, Sweet Heart Sweet Light, que vai sair em março. No entanto, e para o meu deleite, fui procurar rapidamente no youtube, Pitchfork sobre notícias ou se tinha vazado alguma música, e me deparei com esse pequeno show do dia 04/12/11, onde eles apresentam pela primeira vez algumas das músicas que estão no tracklist do Sweet Heart Sweet Light.

São aproximadamente uma hora de pura beleza em música, típido de Spiritualized, o que solidifica ainda mais uma das bandas que mais gostaria de assistir ao vivo, juntamente com Arcade Fire, The Flaming Lips, Wilco e Super Furry Animals (Pearl Jam eu já assisti!).

E começa logo com uma inédita de tirar o fôlego. Foi a primeira música de 2012 que me deixou sem ar. “Hey Jane” tem tudo de incrível. Tem uma pegada firme e uma intensidade com o vocal de Jason Pierce, além de uns backing vocals bem gospel. A faixa tem dimensões épicas, beirando a casa dos dez minutos, assim como aparentemente várias desse novo trabalho, no melhor do estilo do Dream, Noise e Space Rock, com várias pitadas de psicodelia.

A segunda que eles tocaram foi a já conhecida “Cheapster”, do álbum Amazing Grace, de 2003, mostrando que a pessoa espiritualizada também tem seus momentos lapada. Depois ele mandaram outra inédita “Mary”, mais um belo tratado em forma de música, com seu começo calmo e solene, no piano, enquanto ela vai crescendo a cada minuto. O clímax é no refrão, onde a música ganha várias camadas, cada membro da banda trabalhando de forma diferente e solta, mas que, juntas, formam uma unidade incrível. Bem típico de Jason Pierce. No final, após uma viagem de num sei quantos mil anos luz, a música quebra igual ao seu começo, bem lentinha, como que pra colocar os nervos de volta ao lugar.

“Rated X”, também de Amazing Grace abre caminho para outra inédita “Little Girl”, talvez a mais convencional das novas músicas apresentadas. Concisa, “curta” e com suas partes bem definidas, o que faz de Spiritualized uma grande banda tanto nas mais pop quanto nas mais experimentais. “So Long You Pretty Things” é mais uma do Sweet Heart Sweet Light e mais uma incrível, também cheia de viagens e texturas.

Eles finalizam a pequena apresentação com “Take Me To The Other Side”. No final dá pra ter certeza que Sweet Heart Sweet Light terá uma viagem intensa e especial para cada uma das dez faixas.

“Hey Jane”


“Cheapster”


“Mary”


“Rated X”


“Little Girl”


“So Long You Pretty Things”


“Take Me To The Other Side”

Nenhum comentário:

Postar um comentário