quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

15 anos sem Chico Science



Dois de fevereiro de 1997 o Brasil perdia um dos seus maiores nomes da musica brasileira e, sem dúvidas, o mais importante da nordestina. Francisco de Assis França, muito mais conhecido como Chico Science, o homem que mudou a cara de Pernambuco para o mundo, morria em um trágico acidente de automóvel. Mas a riqueza, a influência e o legado que este olindense deixou para todos nós é incomensurável.

Como todos sabem, Chico, juntamente com a banda Nação Zumbi, foi o principal nome da cena manguebeat que surgiu no início da década de 90, que contava com companheiros constantes das bandas Mundo Livre S/A, Eddie, dentre outras. Essas bandas fizeram uma mistura única com os ingredientes da música regional pernambucana, mesclando frevo, maracatu, ciranda, com um som mais universal, principalmente do rock e pop. Isso fez tanto o restante do país, acostumado a ter novidades apenas no eixo Rio-São Paulo, quanto o mundo inteiro, virar as atenções para esse grupo de Nordestinos que estavam mudando a música popular brasileira.



A explosão de Chico Sience & Nação Zumbi foi curta, mas o suficiente para abalar as estruturas. Lançaram dois álbuns impecáveis, verdadeiras obras primas, repletos de músicas que já se tornaram hinos. Da Lama Ao Caos, de 1994, tem, por exemplo, “Rios, Pontes & Overdrives”, “A Praieira”, “Da Lama ao Caos”, “A Cidade”, enquanto que Afrociberdelia, de 1996, por sua vez, tem “Maracatu Atômico”, “Manguetown”, “Macô”, dentre outras.



Desde então Chico Science nunca irá ser esquecido do consciente coletivo do pernambucano. Para ter uma prova disso, em qualquer reunião em massa, para conquistar e ver todo mundo pular feito louco, basta soltar algum riff ou cantar algum refrão clássico, que o povo endoida. Músicas já viraram ícones e grito de guerra das torcidas pernambucanas de futebol.

15 anos sem Chico Science, lamentando por esse talento incrível ter ido embora tão cedo, mas feliz por ele ter brilhado nesse tempo. Feliz aqueles que assistiram ao vivo as hoje apresentações históricas ao vivo de Chico Science & Nação Zumbi.

Abaixo, o documentário Chico Science Mangue Star, Produzido pela TV Viva e TV Jornal.

Um comentário:

  1. Grande mestre!

    Um dia terei a chance de dizer aos meus netos : Da minha geração um cabra fez um reboliço doido e criou uma nova semente musical,ele foi o Chico Ciência.

    E vamos seguindo com a lembrança boa de alguém que nunca será esquecido.

    ResponderExcluir