segunda-feira, 12 de março de 2012

The Decemberists - We All Raise Our Voices To The Ar



Não é muito comum falar aqui no blog sobre álbuns ao vivo, salvo raras exceções. We All Raise Our Voices to The Air, do The Demberists é uma delas. Marcando o aniversário de dez anos do primeiro lançamento da banda Castaways and Cutouts, o registro é um álbum duplo que passa por toda a interessantíssima carreira da banda, por todos seus principais estilos, desde o épico, ao folk, trazendo um equilíbrio ideal ao disco, assim como os trabalhos de estúdio.

Mesclando, principalmente, as faixas mais antigas com as do último lançamento da banda, The King Is Dead, do ano passado. Das 20 músicas, 12 são pré Hazards Of Love, que foi inclusive o álbum menos usado, só sendo tocada “The Rake’s Song”.




São vários os pontos altos do álbum, a começar pela faixa de abertura “The Infanta”, da qual o título do álbum foi tirado de um trecho da letra. As músicas mais épicas sempre foram minhas preferidas, e aqui, em seu registro ao vivo, ficam igualmente ótimas. “The Soldering Life” tem uma força ainda maior do que a versão do estúdio, com a voz aguda de Colin Meloy. “We Both Go Down Together” é uma das clássicas. Várias músicas do The King Is Dead já podem ser postas lado a lado com as clássicas e se impor. É o caso de “Rise To Me”, “Calamity Song” e “All Arise!”. Ao mesmo tempo, algumas não chegam a empolgar, como “Oceanside” e “Grace Cathedral Hill”.



Outros destaques ficam para as versões épicas de das três “The Crane Wife”, com seis dezesseis minutos, a que fecha o álbum, “I Was Meant For The Stage”, dez minutos e a clássica e obra prima “The Mariner’s Revenge Song”, contando com uma divertida conversa de Meloy com o público, que pede para fazerem o som da baleia, 12 minutos.

Como todo álbum ao vivo de uma boa banda, nunca dá para ter todas as músicas que deveria ter. Muitas ficaram de fora, mas no geral We All Raise Our Voices To The Air é o retrato de um gostoso e divertido show de uma grande banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário