segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Otto - The Moon 1111



O pernambucano Otto, depois de quatorze anos, já se pode considerar dono de uma carreira solo consolidada e contando com muito respeito. Desde o lançamento do disco de estréia Samba pra Burro, em 1998, experimentando muito com o eletrônico, passando por uma fase de transição com Condom Black, de 2001, que ainda apresenta um namoro com batidas eletrônicos e Sem Gravidade, de 2003, mais puro, até finalmente sua obra prima Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranqüilos, de 2009, álbum que Otto conseguiu criar, depois de um fim de relacionamento traumático com a atriz Alessandra Negrini, um conjunto de músicas mais sólidas e muito carregadas emocionalmente. Em 2012, Otto ressurge com material inédito com o estranho título de The Moon 1111, que, além de continuar em algumas faixas a influência do brega e do rock dos anos 60 e 70, apresenta também um pirão com tudo o que Otto nos discos passados, acrescentando loucuras e bizarrices até o extremo da criatividade, deixando-se levar totalmente sem amarras ou limites.



A primeira parte de The Moon 1111 começa da forma mais brega e apaixonante possível, com uma sequência em que as três músicas “Dia Claro”, “Ela Falava” e a regravação de “A Noite Mais Linda do Mundo”, de Odair José, exalam romantismo do primeiro segundo ao último. Independente se Otto ainda sente a separação de Negrini ou não, o que importa aqui é que ele gostou de sangrar e deixar o eu-lírico romântico tomar as rédeas de vez em quando. Em “Dia Claro” já dá pra notar um cuidado especial com os arranjos, com órgãos muito bem pensados e colocados nos momentos de recitações furiosas de Otto. Os teclados estão presentes já no início de “Ela Falava”, que é levada por um ritmo interessante e que chega a lembrar – por incrível que pareça – positivamente dos anos 80.



A partir da quarta faixa, “Exu Parade”, começa a parte mais experimental de The Moon 1111, sobressaindo-se uma orgia de sons e a poesia lírica e quase subconsciente de Otto. Nessa parte as músicas também são bem mais percussivas. A faixa que dá título ao álbum “The Moon 1111” é tem um clima quase místico, principalmente devido aos arranjos psicodélicos inspirados em Pink Floyd, mistura de influências, e o refrão quase como um cântico de ritual religioso africano.

Uma das características presentes nos últimos trabalhos de Otto é o grande número de convidados e colaboradores e em The Moon 1111 isso se repete desde a produção do disco, que ficou por conta do colaborador de longa data Pupilo. Otto ainda conta com outros participantes bem conhecidos, com Fernando Catatau, tocando guitarra, Luê Soares, que canta em “Selvagens Olhos, nego!”, da atriz Tainá Muller, em “Ela Falava” e Lirinha, cantando também na ótima “O que dirá o mundo”, um dos destaques do disco pela sua orquestra bem produzida, dentre outros colaboradores. E para finalizar um álbum tão imprevisível e estranho, Otto desafia o ouvinte na divertida “10 DP”, que fala do desejo de fazer uma dupla penetração.

The Moon 1111 é um álbum ambicioso de Otto, quase conceitual. Em alguns momentos chega a ser um pouco difícil para o ouvinte e, muitas vezes, é dispensável o entendimento literal das músicas. Em The Moon 1111 tudo é mais para o sonoro, para as sensações e ao imaginário, à liberdade da mente para levá-lo aonde quiser, pelo caminho que quiser e pelo modo que quiser.

3 comentários:

  1. Foi muito bom ter achado seu blog e logo de cara poder escutar as canções deste novo disco,do qual eu estava bem ansioso para conhecer nem que fosse uma faixa!

    Antes de mais nada,parabéns pelo belo espaço e os comentários sobre o disco.

    Ver novamente uma parceria de Otto é Lira foi algo que achei o máximo,pois pude uma unica vez presenciar um show de Otto aonde Lirinha era o convidado de honra e então tocaram a apocalíptica "Meu Mundo",poxa..que canção foda!
    Inclusive o próprio Lira recitava : Esta é foda Otto!

    A versão para a canção de Odair José foi outra faixa que já me atrai muito ao disco,pois gosto dos trampos do Odair e já tinha visto de Zeca Baleiro a Mombojó interpretando pérolas do mesmo,mas o Otto foi novidade total e de fato,adorei!

    É isso ai,viva nossa música brasileira e viva os blogs musicais que encaram um momento de "canibalismo cultural da informação rápida"
    Poucas pessoas ainda hoje postam comentários e resenhas sobre albuns em blogs,o que me entristece muito,porém nunca desanimei e sempre acompanho blogs que possuem amor puro pela música e pela INFORMAÇÃO.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Fiquei muito feliz com o comentário e é uma motivação para continuar! Obrigado! E viva a boa música!

    ResponderExcluir