sexta-feira, 22 de março de 2013

Please Please Me completa 50 anos


Poucos eventos relacionados à música tornam-se grandes marcos na história da humanidade. Claro, cada registro, cada passo estará automaticamente gravado na memória e nos arquivos. Mas são aqueles fatos que moldaram gerações e gerações, que criaram base para mudanças comportamentais e uma revolução de valores que transformaram a sociedade humana de forma quase global. Foi algo assim que surgiu na Inglaterra no dia 22 de março de 1963, há cinqüenta anos, quando um quarteto de jovens da cidade de Liverpool estreavam com o álbum que viria a alcançar dimensões nunca antes imaginadas. Paul, John, Ringo e George, The Beatles acabava de lançar o disco Please Please Me que explodiria pelo mundo a fora, criando uma base de fãs alucinados, a chamada “beatlemania” com clássicos que continuam marcando as novas gerações até hoje, tais como “Twist And Shout”, “P.S. I Love You”, “Love Me Do”, dentre inúmeras outras, se não puder contar com o disco inteiro. Please Please Me foi produzido por George Martin, tido como o “quinto” membro dos Beatles, que participou ainda de vários outros clássicos álbuns da banda e foi gravado em apenas um dia no agora eterno estúdio da Abbey Road.



Um fragmento da resenha de lançamento de Please Please Me pela NME, datada de 8 de março de 1963, diz: “As coisas estão começando a se mexer para os Beatles, o grupo britânico de R&B. O disco Please Please Me segue de perto seu primeiro hit “Love Me Do”, escrita pelos membros do grupo John Lennon e Paul McCartney. Parece um futuro brilhante para os Beatles, mas conhecendo eles, eu não acho que eles irão deixar isso subir às suas cabeças”.

Além de um sucesso e alcance nunca antes vistos, Please Please Me foi apenas a primeira amostra de uma banda que transformaria o mundo no decorrer da década. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário