sábado, 18 de março de 2017

James Cotton morre aos 81 anos



O último remanescente dos grandes gaitistas do blues faleceu no dia 16 de março, aos 81 anos. Nascido em 1935, numa fazenda de algodão em Tunica, Mississippi, ficou vislumbrado aos nove anos com o programa King Biscuit Time, de Sonny Boy Williamson II, o que o impulsionou para a gaita desde cedo.

Cotton iniciou o caminho da glória nos anos 50, tocando com o próprio Williamson, Howlin' Wolf, Muddy Waters, dentre outros. Cotton estava presente, por exemplo, no clássico EP de Waters, At Newport, de 1960. Paralelo a isso, James Cotton também iniciou uma sólida carreira própria que seguiu de forma vigorosa até 2013, com Cotton Mouth Man, último disco de estúdio do gaitista.

Para homenager James Cotton e todo seu talento, deixo vocês com o que deve estar rolando no Olimpo dos gaitistas. O disco Harp Attack!, de 1990, que reúne os maiores gaitistas da época, além do próprio Cotton, conta ainda com Junior Wells, Carey Bell e Billy Branch. Dentre estes, Cotton era o único que ainda estava entre nós. Agora, eles estão fazendo a festa agora, enquanto os Sonny Boy Williamson's, Sonny Terry e muitos outros estão bebendo o néctar e curtindo o som.

Rest In Peace, James Cotton (1935-2017)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário